16 de setembro. Aniversário de Itaúna. 

 
O Município foi instalado em 2 de janeiro de 1902 e sua criação deu-se pela Lei Estadual número 319, sancionada pelo Governador Silviano Brandão em 16 de setembro de 1901. 

 
Até emancipar-se politicamente, Itaúna pertenceu administrativamente aos municípios: Sabará: 1711, Pitangui: 1715, Pará de Minas: 1848, Pitangui: 1850, Pará de Minas: 1858, Pitangui: 1872, Pará de Minas: 1874 e Itaúna: 1901.

 
Itaúna recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1975, o título de Cidade Educativa do Mundo, pela alta qualidade do ensino municipal e envolvimento da sociedade civil para a melhora dos índices de educação.

 
As cidades são a sua gente e as gentes formam as cidades... Não há como se falar do título de “Cidade Educativa do Mundo”, com o qual Itaúna foi laureada no ano de 1975, pela UNESCO/ONU, sem se mencionar o principal articulador desta importante conquista: o nosso companheiro, Governador GUARACY DE CASTRO NOGUEIRA; um itaunense apaixonado por sua terra natal; por sua História, sua Cultura, suas Tradições e Valores Humanísticos. Rotariano de destaque que carregava em seu coração o nome de nossa cidade, por onde quer que passasse. 

 
No dizer do Governador Guaracy de Castro Nogueira:  ” O itaunense é um planejador frio, um lutador apaixonado; um vitorioso tranquilo, mas insatisfeito, sempre disposto a novos planos, novas lutas, novas vitórias. Homem equilibrado. Cônscio de riscos a vencer, parte decididamente em busca da vitória, superando óbices, antagonismos e obstáculos. É o que tem demonstrado, através dos tempos”.

 
Fundado em 1963 e reconhecido por Rotary International em 1965, o Rotary de Itaúna atua há décadas em prol de nossa comunidade. 

 
Nosso março rotário se encontra às margens da Rodovia MG 050, na entrada da cidade, ao lado do Viaduto Guaracy de Castro Nogueira. 

 
Em em memória de nosso saudoso Governador Guaracy, cumprimentamos Itaúna por mais um aniversário! 

 
Itaúna, comuna brilhante,
Tua gente te sente crescer
E deseja, em peleja constante,
Com anseio, em teu seio viver! 

 
Fontes do texto e fotos: Arquivo próprio, Itaúna Décadas, Prof Luiz Mascarenhas, Guaracy de Castro Nogueira, Marcio de Lima Carvalho e Rotary de Itaúna.